PBQP – H: Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat






Criado em 1991, o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, tem como principal função difundir os novos conceitos de qualidade, gestão, organização da produção, algo de extrema importância e modernização das empresas brasileiras.

Em outras palavras o PBQP – H é um instrumento do Governo Federal, um pré-requisito para as empresas construtoras aprovarem um projeto junto à Caixa Econômica Federal para a participação do programa Minha Casa, Minha Vida e para uma diversidade de linhas financeiras junto à própria instituição, ou de crédito privado. A meta para tal é organizar o setor de construção civil, com duas questões principais: melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

O que se espera é que haja um aumento de competitividade no setor, reduzindo custos, melhoria na qualidade dos produtos e serviços, além da otimização de uso dos recursos públicos. Acredita-se de principal que a longo prazo  gerar uma equivalência competitiva, proporcionando soluções mais baratas e com ampla qualidade para a redução do déficit habitacional no país atendendo assim, a produção habitacional em nível social.

Os benefícios para o programa são diversos, mas o governo acredita que é primordial:
  • Avaliar a conformidade de empresas de serviços e obras;
  • Melhorar a qualidade dos materiais utilizados;
  • Formar e requalificar mão de obra;
  • Normatização técnica;
  • Avaliar tecnologias inovadoras;
  • Informar o consumidor e promover a comunicação entre os setores envolvidos.
Na prática o PBQP – H é indispensável para solicitação do Minha Casa Minha Vida, pois o mesmo possibilita a concessão do financiamento pela Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e outras instituições financiadoras credenciadas. O percentual de juros geralmente é baixa, aproximadamente 0,05% de redução, ou seja, menos juros, mas lucro.

Um empresário do ramo, ao usufruir da certificação expõe ao mercado que é comprometido com padrões reconhecido e busca melhorias contínuas, além de próprio se beneficiar, quando há aumento nas vendas , maior retorno e rentabilidade. Outro fator importante é a redução de desperdícios, reclamações dos clientes por conta do foco nos processos gerenciais que irá sempre incentivar na qualidade dos serviços.