Consultoria em Gestão Integrada


A Amplitude Consultoria auxilia seus clientes na execução do Sistema de Gestão Integrado ou sistemas combinados, tais como ISO 9001:2008, ISO 14001:2007 e OHSAS 18001:2004 (requer a solicitação de no mínimo duas normas). O intuito principal é adquirir melhorias nos quesitos ambientais, de segurança e saúde ocupacional, levando em consideração as atividades e necessidades de cada empresa.

Atualmente com a crescente pressão financeira nas organizações, diversas adotaram o sistema como uma excelente oportunidade na redução de custos em desenvolvimento, manutenção, ou em programas e ações que somam e geram gastos desnecessários.

As normas de gestão específicas (ISO 9001, 14001 e 18001), desenvolvem e programam políticas para gerenciar aspectos e impactos ambientais; riscos e perigos relacionados à segurança e saúde ocupacional, buscando melhorias contínuas em toda organização.

Desta forma, auxiliamos todos nossos clientes nesse processo, com principal objetivo de promover um modelo de gestão de qualidade; as estruturas são semelhantes e se unem: Planejar, Desenvolver, Checar e Ação Corretiva (PDCA), acolhendo metas e objetivos de desempenho evidenciando as atividades de verificação, monitoramento e as ações corretivas/preventivas.


Benefícios:

  1. Melhoria de qualidade em produtos e serviços;
  2. Realização de objetivos e metas da empresa;
  3. Economia de tempo e custos;
  4. Transparência dos processos internos;
  5. Fortalecimento da imagem da empresa e a participação no mercado;
  6. Maior controle dos riscos com acidentes ambientais;
  7. Satisfação de clientes, funcionários e acionistas;
  8. Aumento da competitividade;
  9. Redução e controle de custos ambientais;
  10. Oportunidades para conservação de recursos e energia;
  11. Prevenção de falhas ao invés de suas correções.
Solicite uma consultoria!
comercial@amplitudeconsultoria.com.br



Saiba mais:

Em um âmbito geral o Sistema de Gestão Integrado tem como principal objetivo de diagnosticar como a empresa está em relação aos requesitos normativos escolhidos. A partir desses critérios são identificados os pontos fortes e fracos dentro do SGI (Sistema de Gestão Integrado), sendo necessário a definição de um cronograma de trabalho, para uma correta implementação da norma.

Para uma correta avaliação é necessário que sejam levantados os seguintes dados:

  • Entrevistas;
  • Coleta de dados;
  • Análise dos documentos;
  • Levantamento de dados analisando as oportunidades;
  • Reuniões com os grupos envolvidos;
  • Exame do organograma para identificação de potenciais dos colaboradores e possíveis agentes de mudança.
 
Para maior entendimento do processo do SGI, abaixo serão detalhadas cada norma e por que a empresa deverá realização a implementação.

ISO 9001

Umas das melhores e mais certificadas no mundo, a ISO 9001 é um Sistema de Gestão de Qualidade, auxiliando em uma melhora significativa quanto a participação no mercado, reduzindo os custos, gerenciando os riscos, melhorando a satisfação de todos, inclusive de seus clientes. Seu principal atributo é um sistema de gestão que lhe permite uma estrutura adequada para monitoramento, e melhoria no desempenho em qualquer área que a empresa atue.

Contribui também para que todas as organizações obtenha sucesso através de uma melhora significativa na motivação de seus colaboradores continuamente.
Vale ressaltar que a ISO 9001 se adéqua a qualquer empresa que tenha interesse primordial de melhorias na forma como os profissionais atuam e o gerenciamento, independentemente do tamanho do setor. Porém o que realmente deve ser observado é se a empresa está preparada para implementação, assim o retorno é excepcional.

A ISO 9001 é compatível com outras normas, ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) e a OHSAS 18001 (Sistema de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional), unindo-se formam o Sistema de Gestão Integrada, agregando um excelente valor de investimento.
 
ISO 14001

Com um tema em constante evidencia nos dias atuais, a ISO 14001 tem como principal objetivo criar um equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução dos impactos ambientais, porém é importante destacar que toda a empresa deve estar comprometida para que o processo de fato se efetive. Assim como a ISO 9001, a ISO 14001 é uma normal internacionalmente reconhecida.

Para uma boa Gestão Ambiental é necessário que a empresa siga os principais requisitos:

  • Requisitos Gerais;
  • Política Ambiental;
  • Planejamento;
  • Implementação e Operação;
  • Verificação
  • Análise pela Administração.
O diferencial da ISO 14001 é a metodologia PDCA (Planejar, Executar, Verificar e Agir):
  • Planejar: traçar os objetivos e os processos necessários para se atingir os resultados levando-se em consideração a política ambiental da empresa.
  • Executar: colocar em prática os processos planejados na etapa anterior.
  • Verificar: fazer o exercício de monitoramento do atendimento dos processos em relação a política ambiental, objetivos, metas, requisitos legais, entre outros, e relatar os resultados.
  • Agir: agir para a melhoria contínua dos processos e do sistema de gestão ambiental do empreendimento.
Desta forma, a implementação da ISO 14001 é de extrema importância, pois como já dito anteriormente a preservação do meio ambiente é um assunto visado nos dias atuais, e com a norma certificada na empresa gera uma relação com as gerações futuras, perante aos clientes e consumidores, além que de fato há uma redução significante na organização de custos excessivos.
 
OHSAS 18001

O intuito principal de um Sistema de Gestão de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional (OHSAS 18001) vem da interação dos colaboradores da empresa, pois independente do seu ramo de atuação o mesmo esta passivo a adquirir alguma doença ou ser acidentar.

A partir desses fatores a OHSAS 18001 (SGSSO) está sendo implementada pelas empresas como uma forma estratégica dos negócios, principalmente para proteção de seus colaboradores quanto aos riscos existentes no ambiente de trabalho.

O intuito da norma é a promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável, através de uma estrutura que permite a organização identificar e controlar consistentemente seus riscos á saúde e segurança, reduzindo o potencial de acidentes, auxiliando na conformidade legislativa e melhor desempenho geral.

Os benefícios de ter a norma implementada na organização está no formado do mercado atual, isto é, muito competitivo. Desta forma, cabe as empresas demonstrarem que realizam uma gestão eficiente e com responsabilidade, fornecendo serviços confiáveis.

Ter a certificação da OHSAS 18001 coloca em prova que a organização está em conformidade com a especificação e apresenta os seguintes benefícios:
  • Redução potencial no número de acidentes
  • Redução potencial nos tempos de parada e custos associados
  • Demonstração de conformidade legal e regulatória
  • Demonstração às partes interessadas de seu comprometimento com a saúde e a segurança
  • Demonstração de uma abordagem inovadora e voltada para o futuro
  • Maior acesso a novos clientes e parceiros de negócios
  • Melhor gestão dos riscos relativos à saúde e segurança, agora e no futuro.



Entre em Contato
V o l t a r